terça-feira, outubro 13, 2009

Crime Ambiental: Homens são detidos por cortar árvore em floresta de preservação





Rio Azul – Na tarde deste sábado, através de uma ligação anônima foi constatado novamente crime ambiental na localidade de Faxinal do Elias, propriedade de terra de Jorge Mazur. Há tempos atrás foi feito flagrante de crime ambiental pela Força Verde, de Ponta Grossa, sendo o responsável preso em flagrante.
A Força Verde, na Lapa e equipes de apoio da Vila São João de Irati foram solicitadas para dar apoio e reforço no local. Foi apreendido um trator esteira, marca Komatsu D50, cor amarela, o qual estava desmatando a mata virgem em local de mata atlântica, executava obras de aplainamento de terras no meio da floresta e abria caminhos no meio da mata. Foram detidos os operadores da máquina, José Ulisses H. e Pedro Claudemir de B., e o menor V.S.
Com a chegada das equipes, Jorge M. e mais duas pessoas evadiram-se no matagal, deixando para trás, o veículo Fiat Pálio, placas AKX-3780, qual foi apreendido e entregue na Delegacia.
Foram constatados ainda no local, várias árvores nativas derrubadas e pinheiros, dentre eles, duas árvores que haviam sido descascadas recentemente, “lenhas” cortadas e espalhadas pelo terreno. No momento de averiguação, a equipe foi surpreendida por um caminhão Ford, trucado, cor azul, placas AFW-2057, onde o condutor, ao avista-los, evadiu-se para o interior do matagal, abandonado seu veículo, qual também foi apreendido e entregue na Delegacia. Em seguida, deslocaram-se até o morador mais próximo, Dionísio K., chegando no local, depararam com um caminhão Mercedes Benz, branco, placas AEA-2701, de Rebouças. Questionado se reconhecia o caminhão, revelou que era o caminhão que transportava o trator esteira, e que os proprietários dos referidos veículos, eram irmãos, Arno U. e Milton U.
A equipe entrou em contato com o número de telefone que estava em amostra no caminhão, Edir atendeu o telefone e confirmou que os veículos pertencem aos irmãos, Arno e Milton U.
Momentos depois a policia recebeu a ligação de Milton U. confirmando ser proprietário do caminhão branco, mas, declarou que o caminhão estava com problemas mecânicos,motivo este que chamaram o caminhão de guincho. Os detidos foram encaminhados à delegacia local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário