segunda-feira, outubro 26, 2009

PRF cria sistema de registro de roubo de veículos

Centro Sul - A Polícia Rodoviária Federal implantou a mais de cinco anos em seu sistema, o registro de ocorrências via web para veículos roubados ou furtados. Adaptando-se as novas tecnologias, o sistema ALERTA vem para aumentar a eficiência das ocorrências policiais.
Segundo o Insp. Fabiano Moreno, Chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF “Antes as ocorrências somente eram feitas através da Polícia Civil, hoje, além deles, temos o site www.dprf.gov.br, através do link ALERTA (Veículo Roubado) onde poderá registrar seu veículo furtado ou roubado”. A corporação percebeu que tinha em mãos um novo conjunto de instrumentos que poderiam ser implantados para o aumento do combate ao crime nas estradas federais.
Com a implantação da rede que está interligado em todas as unidades de fiscalização, possibilitou a criação de um sistema praticamente instantâneo. O processo das informações funciona da seguinte forma: ao registrar os dados do veículo roubado no sistema, primeiramente é encaminhado para a Central de informações operacionais do Estado que faz a verificação dos dados, em seguida, adicionam no sistema. “As informações tem um crivo e por isso evitamos falsos registros de comunicação de crime, assim, confirmam-se os dados antes de inseri-los no sistema. Existem pessoas de má fé que poderão acessar o nosso sistema”, acrescenta Fabiano Moreno.
A partir dos dados confirmados, o sistema passa a operar em todo o Brasil, sendo aproximadamente 400 postos. Por dia, são registradas 8 ocorrências no Estado do Paraná de veículos roubados ou furtados. As informações são repassadas para todas as viaturas e postos do estado onde ocorreu o crime e também para os estados vizinhos.
As primeiras horas da ocorrência são cruciais para o sucesso da ação policial.“Esse registro deverá ser feito nas primeiras 72 horas. É o tempo que o veículo roubado muitas vezes leva para ser desmanchado ou adulterado. Esse sistema não dispensa registro na Polícia Civil, pois aumenta assim a possibilidade de encontrar veículo furtado”, relata Fernando.
Desde o momento em que o cidadão dá queixa do roubo do seu veículo numa delegacia de polícia, são gastas aproximadamente 36 horas para que a informação esteja disponibilizada no sistema RENAVAM. Com isso, perde-se o melhor momento de obtenção de sucesso na recuperação do veículo, que são as primeiras 72 horas.
De janeiro a outubro deste ano, a PRF recuperou 436 veículos roubados, sendo em média um veículo recuperado por dia.
Com isso, o ALERTA torna-se uma importante ferramenta por proporcionar informação imediata e comunicação eficiente, contribuindo para o sucesso da ação policial. O registro também pode ser feito por telefone. Basta ligar para a Central de Operações da PRF do seu Estado.

Texto: Silvia Costa, da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário