terça-feira, maio 29, 2012

Avião cai próximo ao aeroporto de PG e deixa dois feridos


Um aluno e um instrutor do Curso de Pilotos do Aeroclube de Ponta Grossa tomaram um susto na tarde desta segunda-feira. Em uma aula prática do curso, realizada próximo ao Aeroporto Sant’Ana, Vitor Monzata (19 anos) pilotava o monomotor Cherokee 140 e acabou tendo problemas no momento de arremeter o avião, obrigando o instrutor Fábio Iberling a assumir o controle da aeronave e realizar um pouso de emergência em um terreno próximo ao Rio Tibagi.
Segundo testemunhas, Vitor fazia um exercício em que o avião dá um leve toque ao solo e depois retoma voo imediatamente, porém o avião perdeu velocidade e acabou precisando retornar ao solo. “Não dá pra saber realmente porquê o piloto teve que fazer esse pouso [de emergência], mas provavelmente foi algum problema técnico ou uma complicação no momento de arremeter”, explica o também instrutor do Aeroclube de Ponta Grossa, Anderson Miranda.
Pouco mais de 15 minutos depois do acidente, as viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conseguiram se dirigir ao local e fazer o atendimento ao acidente. Tanto Vitor quanto Fábio tiveram ferimentos graves, mas não correm risco de morte. “O que deu para a gente ver é que o avião foi danificado na asa e no bico. Depois que ele caiu, o instrutor saiu tranquilo e nós ajudamos o aluno”, disse uma testemunha do acidente, Renato Lemes da Cruz.
Logo após o acidente, os Bombeiros fizeram um cordão de isolamento no local, e aguardam a chegada do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipa), de Curitiba, para fazer a perícia. “Conseguimos fazer o atendimento deles normalmente, até porque eles estavam conscientes e sem risco de morte”, afirma o tenente Fidalgo, do Corpo de Bombeiro.
Vitor já tinha feito 20 das 35 horas de voo necessárias para concluir a formação do curso, enquanto o instrutor tem mais de 600 horas em pilotagem de aviões. “Deu para perceber que o piloto teve bastante habilidade para evitar algo pior”, avalia o instrutor Miranda, que acompanhava a aula de pilotagem.
Aviões
Após o acidente, os representantes do Aeroclube de Ponta Grossa fizeram questão de destacar que todos os aviões são revisados a cada oportunidade em que decolam, além da revisão de rotina a cada número de determinados de quilômetros viajados. Outra aeronave, que realizava aulas do Curso de Pilotos, também fazia manobras no local.
As duas vítimas foram encaminhadas a hospitais de Ponta Grossa: Vitor foi levado ao Hospital Geral Unimed, enquanto Fábio foi levado ao Pronto Socorro Municipal.

Fábio Matavelli
Depois da queda, acidente atraiu muitas pessoas para o local

DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário